sexta-feira, 22 de março de 2013

Guimba de cigarro, um microlixo perigosíssimo para os animais marinhos

"No Brasil, são produzidas por ano 33 mil toneladas de guimbas e cigarro, um poluente pra lá de abundante, que é facilmente encontrado em qualquer esquina das grandes cidades. No Rio, as praias cariocas parecem ser o alvo preferido dos fumantes, que transformam as areias em verdadeiros cinzeiros a céu-aberto.

Classificadas como micro lixos, já que são detritos muito pequenos e de difícil coleta, as guimbas ficam por toda a parte, e permanecem nos mais variados locais.

No Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a Comlurb, uma guimba de cigarro demora entre 10 e 20 anos para ser absorvida pela natureza. Segundo o diretor de serviços da Comlurb, Edson Rufino, todas as lixeiras têm uma pequena placa de metal em que o fumante pode apagar seu cigarro e descartá-lo corretamente. Alguns cestos podem não ter essa peça porque foi alvo de vandalismo, mas o plástico que sustenta a placa também tem resistência para apagar as pontas de cigarro.

Sem dúvida a educação ambiental é a ferramenta mais eficiente para mudar essa triste realidade.

Com o trabalho de conscientização, as guimbas poderão ter um destino sustentável, uma vez que já existem projetos de reciclagem de guimbas de cigarro." 
(  Parte do Texto  - Projeto de lei Nº 1374/2008 Deputada Estatual SULA DO CARMO )

Guimba de cigarro, um micro lixo perigosíssimo para os animais marinhos.
 Seja responsável, descarte sua guimba nos coletores de lixo!


http://jlumennarte.blogspot.com.br/p/reciclando-guimbas-de-cigarros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário